por
John MacArthur
Introdução
Efésios 1.3-14 é um hino de adoração proveniente do coração
do apóstolo Paulo. Não é um argumento teológico monótono,
e sim o transbordar de sentimentos ardentes do coração
agradecido do apóstolo. No grego, esta passagem constitui
uma grande sentença. O Espírito de Deus inspirou o apóstolo
Paulo a proferir esta profusa adoração ao Deus que o havia
salvado.
a. A passagem
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que
nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas
regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele,
antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis
perante ele; e em amor nos predestinou para ele,
para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o
beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça,
que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos
a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo
a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente
sobre nós em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos
o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que
propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação
1
Escolhidos Desde a Eternidade 2
da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como
as da terra; nele, digo, no qual fomos também feitos herança,
predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as
coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos
para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos
em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a
palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo
nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da
promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate
da sua propriedade, em louvor da sua glória.”
b. As pessoas
1. O Pai
Governando estes versículos, encontra-se a idéia de que Deus
realizou a salvação por sua própria vontade, propósito e
desígnio. A salvação não resulta da vontade ou do mérito de
uma pessoa. A salvação não é obtida por meio de sacrifícios
religiosos ou de boasintenções.Ocrédito da salvação pertence
apenas a Deus, e somente Ele pode ser louvado e glorificado.
2. O Filho
A salvação é a obra de Deus mediada por Cristo. A salvação
tanto se realiza em Cristo como por meio dEle . A salvação
se encontra no Amado, que é Cristo. Foi proposta nEle.
Enquanto a salvação é uma obra exclusiva do Pai, ela se
realiza por intermédio de Cristo.
3. O Espírito
A salvação é selada pelo Espírito Santo (v. 13). Ele é o Espírito
Santo da promessa, que nos foi dado como penhor de nossa
herança — a garantia de nossa completa e futura redenção
como propriedade de Deus mesmo. Deus, o Pai, Deus, o Filho,
e Deus, o Espírito Santo, recebem todo o crédito da salvação.
Escolhidos Desde a Eternidade 3
Ensinos
I. Deus nos escolheu
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que
nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas
regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele,
antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis
perante ele.”
a. A afirmação do apóstolo
Paulo inicia esta passagem afirmando que Deus recebe todo o
louvor na salvação. O verbo traduzido “escolheu” (no grego,
eklegomai) foi empregado na forma reflexiva, significando
“selecionar para si mesmo”. Isso significa que a ação do verbo
retorna à pessoa que a pratica. Paulo estava dizendo que Deus
nos escolheu tendo em vista o seu próprio interesse — para
Si mesmo, pessoalmente. A escolha divina foi realizada antes
que o mundo existisse.
b. A confirmação das Escrituras
A Bíblia afirma a verdade da escolha redentora feita por Deus.
1) Mateus 25.34 - Jesus disse: “Vinde, benditos de meu Pai!
Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a
fundação do mundo”. O Senhor planejou tanto o reino quanto
os habitantes do reino, antes que o mundo começasse a existir.
Você e eu somos salvos e conhecemos o Senhor Jesus por que
Deus nos escolheu.
2) Lucas 12.32 - Jesus disse a seus discípulos: “Não temais, ó
pequenino rebanho, porque vosso Pai se agradou em dar-vos
o seu reino”.
3) João 6.44 - Jesus proclamou para uma grande multidão:
“Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o
Escolhidos Desde a Eternidade 4
trouxer [compelir]”.
4) João 15.16 - Jesus disse a seus discípulos: “Não fostes vós
que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a
vós outros e vos designei para que vades e deis fruto”. Nós
não escolhemos a Jesus; Ele nos escolheu. Não decidimos por
Cristo no mais verdadeiro sentido — Ele decidiu por nós.
5) Atos 9.15 - O Senhor disse a respeito do apóstolo Paulo:
“Este é para mim um instrumento escolhido”.
A conversão de Paulo aconteceu abruptamente — ele estava
a caminho de Damasco para perseguir os crentes. Mas ele foi
convertido, transformado e chamado para ser um apóstolo,
porque Deus o escolhera antes da fundação do mundo.
6) Atos 13.48 - afirma sobre aquelas pessoas que ouviram a
pregação de Paulo e Barnabé: “Creram todos os que haviam
sido destinados para a vida eterna”. Deus outorga o dom da
fé somente para aqueles que estão predestinados por meio da
escolha dEle mesmo.
7) 2 Tessalonicenses 2.13 - “Devemos sempre dar graças a
Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos
escolheu desde o princípio para a salvação”. Paulo não deu
graças porque os crentes de Tessalônica haviam decidido se
tornar pessoas salvas. Eles não eram muitíssimo inteligentes,
espertos, espirituais, perspicazes e, por isso, escolheram a
Deus; pelo contrário, Deus os escolheu desde o princípio. A
salvação exige que tenhamos fé, mas a fé é o resultado da
escolha de Deus.
8) 2 Timóteo 1.8,9 - “Deus… nos salvou e nos chamou com
santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a
sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo
Jesus, antes dos tempos eternos”.
Escolhidos Desde a Eternidade 5
9) 1 Pedro 1.2 - afirma que os crentes são “eleitos, segundo a
presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a
obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo”.
10) Apocalipse 13.8; 20.15 - infere que os nomes dos crentes foram
escritos no Livro da Vida do Cordeiro antes da fundação
do mundo.
c. A confirmação da teologia
Somente Deus pode receber o crédito por nossa salvação. A
doutrina da eleição é a mais humilhante de todas as doutrinas
ensinadas nas Escrituras. Deus escolheu um povo para torná-
lo santo, a fim de que estejam com Ele para sempre. A nossa
fé vem de Deus. Um poeta anônimo apresentou esta verdade
nas seguintes palavras do hino Vida Interior: “Eu procurava o
Senhor e descobri que Ele, buscando-me, inclinou minha alma
a procurá-Lo. Não fui eu quem Te encontrou, ó verdadeiro
Salvador; não, eu fui encontrado por Ti”.
II. Deus nos predestinou (v. 5)
“Em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos,
por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua
vontade.”
a. A afirmação do apóstolo
Por meio da escolha divina previamente determinada, fomos
predestinados para a adoção como filhos de Deus. Realmente
somos filhos de Deus.
b. A confirmação das Escrituras
1) João 1.12 - “A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder
de serem feitos filhos de Deus”.
2) Romanos 8.15 - “Recebestes o espírito de adoção, baseados
no qual clamamos: Aba, Pai”.
Escolhidos Desde a Eternidade 6
3) Gálatas 3.26 - “Todos vós sois filhos de Deus mediante a fé
em Cristo Jesus”.
4) Gálatas 4.6-7 - “Porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso
coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte
que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também
herdeiro por Deus”.
5) 1 João 3.1 - “Vede que grande amor nos tem concedido o
Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus”.
c. A confirmação da teologia
A escolha predeterminada de Deus não dependeu do que Ele
viu em nós. Ele a fez “segundo o beneplácito de sua vontade”
(v.5). Deus não nos escolheu porque Ele tinha de fazer isso,
e sim porque Ele quis — trouxe-Lhe prazer. Deus mesmo
disse: “O meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha
vontade” (Is 46.10).
III. Deus nos concedeu sua graça (v. 6)
“Para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu
gratuitamente no Amado.”
a. A afirmação do apóstolo
A escolha de Deus e a nossa predestinação se tornaram uma
realidade em nossas vidas por intermédio da graça de Deus.
Graça significa favor imerecido, bênção pela qual não trabalhamos,
bondade não resultante de méritos. Somos salvos pela
graça de Deus.
a. A confirmação das Escrituras
1) Efésios 2.8-9 - “Pela graça sois salvos, mediante a fé; e
isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que
Escolhidos Desde a Eternidade 7
ninguém se glorie”. A graça de Deus não admite qualquer
mérito da parte do homem.
2) Atos 15.11 - “Cremos que fomos salvos pela graça do Senhor
Jesus”.
3) Atos 18.27 - “Tendo [Apolo] chegado, auxiliou muito aqueles
que, mediante a graça, haviam crido”.
4) Romanos 3.24 - Somos “justificados gratuitamente, por sua
graça”.
c. A confirmação da teologia
A expressão, no versículo 6, pode ser traduzida literalmente
por “mediante a graça temos sido agraciados”. Deus nos
concedeu graça em Cristo, o Amado, trazendo à realidade a
sua escolha e predestinação por nos tornar seus filhos.
IV. Deus nos redimiu (v. 7a)
“No qual temos a redenção, pelo seu sangue.”
a. A afirmação do apóstolo Paulo
1) Do que Deus nos redimiu?
Deus nos resgatou da escravidão ao pecado, à morte, ao
inferno, a Satanás, aos demônios, à carne pecaminosa e ao
mundo. Não tendo qualquer dignidade e esperança, com
nossa mente em trevas e coração inclinado para o mal, éramos
escravos miseráveis; apesar disso, Deus veio ao nosso encontro
e nos comprou da escravidão. Fomos comprados porque
fomos predestinados; predestinados, porque fomos escolhidos;
escolhidos, porque fomos amados; e amados, porque o
beneplácito de Deus assim o quis.
2) Por meio do quê?
Escolhidos Desde a Eternidade 8
Romanos 6.23 declara: “O salário do pecado é a morte”. Cristo
nos redimiu por meio do derramamento de seu sangue. Esse
não foi um preço fácil de ser pago. Ele teve de assumir a forma
humana, vir ao mundo e morrer na cruz, vertendo seu sangue
em sacrifício por nós. O sangue de Cristo é realmente precioso.
b. A confirmação das Escrituras
1) 1 Pedro 1.18-19 - “Não foi mediante coisas corruptíveis,
como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil
procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso
sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue
de Cristo”.
2) Apocalipse 5.9 - diz a respeito de Cristo: “Digno és de tomar
o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu
sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo,
língua, povo e nação”.
V. Deus nos perdoou (v. 7b, 8a)
“A remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que
Deus derramou abundantemente sobre nós.”
a. A afirmação do apóstolo
Deus não somente nos resgatou, mas também perdoou os
nossos pecados — passados, presentes e futuros.
b. A confirmação das Escrituras
1) Mateus 26.28 - Jesus disse: “Isto é o meu sangue, o sangue da
[nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão
de pecados”. Quando Deus perdoa (no grego, aphiemi, “mandar
embora para nunca mais retornar”), Ele remove os nossos
pecados para tão distante quanto o Oriente está do Ocidente
(Sl 103.12), lança-os nas profundezas do mar (Mq 7.19) e nunca
mais se lembra deles (Is 43.25).
Escolhidos Desde a Eternidade 9
2) Miquéias 7.18 - “Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que
perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante
da tua herança?”
3) Romanos 8.1 - “Agora, pois, já nenhuma condenação há
para os que estão em Cristo Jesus”.
4) Efésios 4.32 - “Sede uns para com os outros benignos,
compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também
Deus, em Cristo, vos perdoou”.
5) Colossenses 2.13 - “E a vós outros, que estáveis mortos
pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne,
vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos
delitos”.
6) 1 João 2.12 - O apóstolo João disse: “Filhinhos, eu vos
escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa
do seu nome”.
c. A confirmação da teologia
O perdão de Deus foi derramado abundantemente sobre nós
por meio das riquezas de sua graça. O perdão exigiu abundância
de graça porque tínhamos muitos pecados. A parábola
do credor incompassivo (Mt 18.21-35) afirma que temos uma
dívida impagável e indescritível. Devemos nossa salvação ao
Deus que desejou nos ter como sua propriedade peculiar.
Somos perdoados independentemente de nossa indignidade.
VI. Deus nos iluminou (vv. 8b-10)
“Em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o misté-
rio da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera
em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude
dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da
terra.”
Escolhidos Desde a Eternidade 10
a. A afirmação do apóstolo
Quando somos salvos, somos também iluminados. Deus nos
apresenta um retrato de como todas as coisas, do céu e da
terra, serão colocadas em sujeição a Cristo, para o seu louvor.
Ele nos iluminou com sabedoria nas coisas eternas e com
prudência nas coisas terrenas.
b. A confirmação das Escrituras
1) 1 Coríntios 2. 12 - “Não temos recebido o espírito do mundo,
e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que
por Deus nos foi dado gratuitamente”.
2) 1 Coríntios 2.16 - “Quem conheceu a mente do Senhor, que
o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo”.
3) 2 Coríntios 4.3-4 - “Se o nosso evangelho ainda está encoberto,
é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o
deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para
que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de
Cristo, o qual é a imagem de Deus”.
4) 1 João 2.27 - “A unção que dele recebestes permanece em
vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine”.
c. A confirmação da teologia
Deus nos iluminou porque Ele mesmo o quis. Se não fosse
por causa de seu beneplácito, permanece-ríamos nas trevas,
incapazes de participar do seu plano.
VII. Deus nos prometeu (vv. 11-12)
“Nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados
segundo o propósito daquele que faz todas as coisas
conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para
louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em
Cristo.”
Escolhidos Desde a Eternidade 11
a. A afirmação do apóstolo
Deus nos predestinou para sermos seus filhos, e seus filhos
receberão a herança dEle.
**b. A confirmação das Escrituras **
1) Romanos 8.18 - “Os sofrimentos do tempo presente não
podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”.
2) 1 João 3.2 - “Ainda não se manifestou o que haveremos
de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos
semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é”.
3) 1 Pedro 1.4 - O apóstolo Pedro afirmou que temos “uma
herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada
nos céus”.
4) 2 Coríntios 1.20 - “Porque quantas são as promessas de
Deus, tantas têm nele o sim”.
**c. A confirmação da teologia **
Todas as promessas de Deus — paz, amor, sabedoria, vida
eterna, alegria e vitória — são nossas de acordo com a promessa
de Deus. Elas nos foram asseguradas não por direito, e
sim pela graça de Deus. Ele recebe toda a glória.
VIII. Deus nos selou (vv. 13-14)
“Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da
verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também
crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o
qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua
propriedade, em louvor da sua glória.”
**a. A afirmação do apóstolo **
Ele declarou que nossa herança está assegurada porque Deus
nos selou.
Escolhidos Desde a Eternidade 12
b. A confirmação da teologia
Selar, nos tempos antigos, era um sinal de possessão, segurança,
autenticidade e término de uma transação. A habitação
do Espírito Santo nos crentes significa que eles são possuídos,
seguros, autenticados e completos por Deus. Esperamos pela
redenção completa e somos habitados pelo Espírito como um
selo e garantia da nossa herança (Rm 8.23-24).
Conclusão
Somente Deus merece o crédito por nossa salvação. Ele nos
salva por sua própria e espontânea vontade; todavia, de nosso
ponto de vista, precisamos fazer duas coisas: a) esperar em
Cristo (v. 12); b) crer nEle (v. 13). Isso também acontece para o
louvor e glória de Deus mesmo (v. 12). Ele nos dá o poder para
esperarmos em Cristo. Nossa fé vem de Deus (Ef 2.8-9). Ele
abre nossos ouvidos para atendermos à mensagem da verdade
e nos capacita a crer. Todo o processo de salvação é realizado
pelo Espírito Santo; sem Ele, ninguém poderia esperar ou crer
em Cristo.
Jesus disse que todos os que não crêem no Filho de Deus
estão condenados (Jo 3.18). Deus, em sua graça soberana,
decidiu salvar aqueles que Ele mesmo amou (Rm 9.8-13). Tais
pessoas são resgatadas da correnteza de homens e mulheres
sem esperança que flui em direção ao inferno. Essa é uma
verdade humilhante e deve resultar em imensa gratidão de
nossa parte. Por que Deus nos escolheu e não outras pessoas?
Ele não o fez porque merecíamos a salvação, e sim para
demonstrar “as riquezas da sua glória” (Rm 9.14-23). Portanto,
nossa única reação tem de ser: “Bendito o Deus e Pai de nosso
Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte
de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (Ef 1.3).
Ponderando os princípios
Escolhidos Desde a Eternidade 13
1) A nossa época proclama altissonantemente a auto-importância
do homem. Os comerciais nos dizem que merecemos
uma folga, um carro melhor, comida melhor, roupas melhores
— merecemos mais da “boa vida”. Os problemas da humanidade
freqüentemente são diagnosticados como falta de autoestima.
No entanto, a Bíblia diz que “todos se extraviaram, à
uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem
um sequer” (Rm 3.12). Ao invés de afirmar a boa estimativa
que o homem faz de si mesmo, as Escrituras colocam as
seguintes palavras na boca dos que têm discernimento: “Todos
nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como
trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e
as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam” (Is
64.6). Para que Deus seja corretamente honrado e glorificado,
todo crente tem de compreender que a salvação é uma obra
exclusiva da graça divina.
2) A obra de Deus na salvação tanto reflete a natureza de
Deus quanto a natureza do homem. Quando o apóstolo João
escreveu: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a
ponto de sermos chamados filhos de Deus” (1 Jo 3.1), ele estava
fazendo um comentário sobre o grande amor de Deus e sobre
a corrupção do homem. Thomas Watson escreveu: “Para que
você seja uma pessoa agradecida, Deus o chamou exatamente
quando você O ofendia; Ele o chamou sem precisar de você
e mesmo tendo milhares de santos glorificados e de anjos
a adorá-Lo. Pense naquilo que você era antes de ter sido
chamado por Deus” (A Body of Divinity). A doutrina da
eleição soberana, entendida corretamente, produz gratidão
profunda para com Deus nos corações dos crentes.
De que maneira isso tem afetado a sua vida?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
revista fé para hoje n 15 editora fiel
Comentários
Postar um comentário
DE SUA OPINIÃO!